segunda-feira, 24 de maio de 2010

Internet modificando os caminhos dos trabalhos escolares

Muitos pais e professores, ainda vêem a internet como mais uma opção de diversão. Um canal para jogos e bate-papos virtuais que não combina com a rigidez dos trabalhos escolares. Ou associam as pesquisas escolares realizadas on-line como o "extremamente fácil", copiar/colar.
Experimente você adulto, pesquisar um assunto na internet e verá que terá um enorme trabalho. Escolher os sites, as notícias relevantes, as informações fidedignas... Ufa! Dá para cansar...
A revolução da Internet está aí para ajudar, aquele que não é preguiçoso, aquele que gosta de ler, que sabe procurar o que precisa, digitando no site de buscas o que deseja, das mais variadas formas. Usando expressões e sinônimos. Garimpando o "ouro" da informação on-line.
Há tempos atrás, o acesso a informações privilegiadas só era alcançado, por quem tinha condições e tempo de ir a uma bela biblioteca, dinheiro para comprar bons livros, enciclopédias ou tinha um amigo abastado que lhe emprestava o material. Hoje, não! Esta informação está acessível em qualquer lan-house, por uns trocados ou na sala de informática de uma escola pública, sempre aberta à comunidade local.
Clássicos da literatura gratuitos em e-books (livros virtuais em pdf), dicionários, tradutores, música clássica ou popular (gratuita para baixar), sites educacionais com um vasto leque informativo. Visão espacial e astronômica em riqueza de cores e detalhes e, ao mesmo tempo, informações sobre um vilarejo perdido no meio do nada. Ou simplesmente, experimente você digitar seu próprio nome. Não será surpresa se der de cara, com o seu próprio "eu" lá.

2 comentários:

  1. Oi Mary, é um privilégio o nosso de estar inseridas neste contexto da Tecnologia, Informação e Comunicação. Faz acontecer o milagre de aproximar as pessoas virtualmente. E simplesmente maravilhoso. Parabéns pela sua postagem, simples mas consistente. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mary, realmente somos filhas de uma geração privilegiada e temos ao alcance uma grande ferramenta que deve e precisa ser utilizada de forma direta e objetiva para que ao tomar posse da "herança" lembremos que ainda hoje existem muitos que não são herdeiros, especialmente por fazerem parte de uma fatia menos privilegiada de nossa sociedade, contudo, que possamos ser transmissores.
    Um abraço e fique com Deus.
    Elizabeth Corrêa

    ResponderExcluir